domingo, 23 de outubro de 2016

Uma liderança pautada na integração das ideias para transformar ações




Sheila Blasques Nobile, coach e diretora da Life- Liderança Feminina entrevistou Raquel Kussama, estrategista de pessoas & negócios. Confira:


Qual é a visão que você tem sobre liderança?
A liderança é a visão de futuro no momento presente. A liderança é necessária para o equilíbrio das organizações, seja familiar, social ou trabalho.
A liderança é uma conquista de uma pessoa no ambiente em que está. Todo ambiente deve ter um líder para que as pessoas possam estar unidas, para que objetivos sejam realizados e para que a superação das barreiras ocorra com integridade.
O que é liderança para você ?
A liderança no contexto empresarial significa gerenciar uma equipe de trabalho, devendo o líder ter a missão de escutar, integrar as ideias e as transformar em ações que faça cumprir as funções básicas de uma empresa:
a)      Lucrativa, pois é uma unidade econômica realizada através da produção ou comercialização de produtos e serviços. Portanto deve gerar rentabilidade para pesquisas e crescimento.
b)      Produtiva, pois para atender às necessidades dos consumidores torna-se uma unidade de prestação de serviço, quando cria e transforma matéria prima em bens de consumo, alimentos, etc.
c)       Social, pois a empresa deve respeito ao meio ambiente, as pessoas, a comunidade e a natureza de sua originação, como exemplo, a produção de alimentos, quando uma indústria transforma hortaliças e frutas em molhos, sucos, temperos, em suas mais diversas modalidades.
A partir do talento único e da soma do talento dos profissionais é que as empresas podem fazer o desenvolvimento humano organizacional. Desta forma, a criação de metas da organização se faz necessário em razão do estabelecimento e do cumprimento do planejamento estratégico e aí sim gerar uma equipe de trabalho de sucesso em prol do sucesso de uma empresa.
É preciso ter claro que a aplicação de ideias e novos conceitos exige amadurecimento, logo algumas dessas serão aplicadas ao longo do tempo. A frustração da espera deve ser uma competência os profissionais de sucesso.
Todo trabalho em equipe exige abertura a ouvir muito mais do que escutar; dar atenção muito mais do que querer; a doar-se muito mais do que esperar do outro.
Pensar em grupo exige entender o processo de mudança individual, em que superar as barreiras da própria pessoa torna-se o entendimento e respeito de todos com o colega. Somente com respeito e valorização do outro é possível contribuir com o crescimento diário.
Precisamos de autoconhecimento e conhecimento do outro, precisamos estar dispostos a aceitar ideias e sugestões. É preciso aprender e apreender para que o processo de amadurecimento ocorra de maneira saudável.
Em equipe somos todos excelentes, cada qual com seu talento único, por que cada um tem uma experiência de vida diferente da do outro. É justamente esta soma que proporciona o equilíbrio e o resultado positivo em velocidade.
Como devem ser os líderes?
Os líderes em essência precisam gostar de pessoas. Líderes valorizam o profissional, reconhecendo o talento, porém aceitando os limites do ser humano.
Líderes provocam o comprometimento com metas e resultados organizacionais, pois sabem que isto faz o diferencial. Assim influencia os profissionais a enfrentarem as barreiras e a criarem as oportunidades no cotidiano.
Líderes motivam os profissionais a terem iniciativa e soluções alternativas que geram credibilidade e imagem positiva junto ao cliente.
É de extrema importância a coerência das ações para que os resultados sejam percebidos (internamente e pelo mercado) como fruto do sucesso de uma equipe ou da empresa inteligente.
1.       Quais são as características de uma líder? (as que você acredita que uma líder tem que ter)
Em primeiro lugar é preciso definir níveis de líderes:
  • Líderes de alto escalão são visionários, com alto raciocínio lógico e possuem a visão do negócio em que estão inseridos. Decisões estratégicas são tomadas com integração e com base na realidade organizacional (pessoas, processos e procedimentos). Precisam articular pessoas para os resultados.
  • Líderes táticos entendem a estratégia e devem idealizar a concretização, percebendo as competências dos profissionais, estabelecendo planejamento e cronogramas de ações. Precisam monitorar as informações e gerenciar os prazos.
  • Líderes operacionais dominam o processo de execução das tarefas e como tal devem supervisionar as ações dos profissionais para que estejam corretas e coerentes com os resultados esperados em qualidade, quantidade, legislações vigentes, etc. Precisam estar atentos e provocar a agilidade dos profissionais envolvidos.
Na competência técnica os líderes devem ser mentores da equipe e correlacionar com a visão estratégica.
Na competência comportamental deve ter alta comunicação e relacionamento com visão de equipe e colaboração, que restauram as relações interpessoais. Deve ser assertivo no ambiente de trabalho, pois traz fidelidade do cliente interno ou externo.
O que você como líder precisa considerar SEMPRE ou prefere considerar?
O líder deve influenciar as pessoas rumo aos objetivos da organização. Deve ter consciência de como está o mercado e a sociedade, pois o processo de mudança tem ritmo acelerado. O líder é catalisador de sentimentos e ideias dos profissionais e o precursor da inovação nos processos administrativos e/ou produtivos.
Sendo catalisador é o elo entre sistemas e fluxos em que profissionais estão inseridos. Sendo a ligação torna-se o responsável para que as ideias saiam do mundo dos sonhos e se transformem em realização e, consequentemente o resultado organizacional.
O ambiente organizacional tem nichos (departamentos) específicos que precisam estar integrados para que as ações planejadas sejam executadas. O líder faz a diferença quando consegue influenciar para que os objetivos e metas sejam alcançados. Este ouve e interpreta, e ainda, se usar a capacidade de intuição poderá realizar planejamentos focados na necessidade imediata, e, até os de longo prazo.
Quais os desafios de uma líder?
A organização, a sociedade, adquire maturidade e pode crescer no conceito da dialética, ou seja, crescimento gera maior crescimento. Profissionais competentes usam a inteligência em prol da conquista de objetivos da empresa ou da sociedade.
Pode ser utópico, mas prefiro acreditar que independente do sexo a conquista pelo reconhecimento se faz ao longo dos anos.
Enxergo a complexidade na divisão das tarefas domésticas, em que a mulher acaba tendo uma maior operacionalização, ou o maior senso de responsabilidade para que a casa esteja limpa e arrumada, para que os membros da família estejam todos satisfeitos e que a lei do mínimo esforço seja para os outros e menos para a mulher. Porém acredito que isso é cultural e cabe somente a mulher mudar essa realidade, começando dentro de casa, deixando de lado algumas dessas tarefas para que os outros cumpram.
A mudança cultural ocorre quando cada pessoa permite que o outro assuma um pedaço diferente na organização, mesmo tendo que assumir as consequências desta mudança de hábito. Acredito que somente o tempo e o amadurecimento da sociedade é que farão as mudanças sociais.
Quanto ao desafio, sou ariana, adoro desafios. São partes da minha existência. Sempre terei desafios!
Quando você se sente mais à vontade na liderança?
Liderança é tarefa árdua e dolorida muitas vezes. É enxergar o potencial do outro e ter que respeitar o tempo do outro ou o limite. É caminhar lado a lado, puxando para frente, mas se mostrar ao lado e nunca acima!
Entendo que deixar fluir a liderança ou o papel de líder, é viver o momento como este requer.
Pergunto-me o que estar à vontade nisso ? Assumi, após anos, que exerço liderança sobre as pessoas ou profissionais que estão ao meu lado, mas isso me traz maior senso de responsabilidade e generosidade, mesmo quando regras devam ser cumpridas.
Olhando para trás percebo que fui dura em alguns momentos, mas o resultado apareceu após alguns anos. Então fico satisfeita em perceber que algumas palavras ou ações tão estrategicamente pensadas foram usadas, como natural, e que ao longo dos anos surtiu efeito.
E nas ações que fiz e o efeito esperado deixou de ocorrer entendi que a pessoa ou o profissional precisavam de mais tempo ou aquilo era incompatível com os seus desejos. Aceitei e continuei a minha vida, sem remorso ou fantasmas. Acredito que cada um tem o direito de escolha da sua própria vida, assim como eu. Em suma assumo a liderança, liderando pessoas e processos e ainda reconhecendo que em algumas situações a liderança acaba ou esvazia.
Qual é a sua maior qualidade como líder?
Falando na minha qualidade: O que eu enxergo é saber que contribui para o crescimento de muitas pessoas. Tenho consciência das vezes que provoquei e sei que o resultado aconteceu. Tenho depoimentos de pessoas e empresas em que eu achava que o resultado que eu esperava deixou de existir, e após anos percebi que ocorreu sim.
Das qualidades que as pessoas me dizem fico feliz, pois são de que eu ajudei, eu abri os olhos, eu provoquei o desafio e com isso o crescimento ou amadurecimento. Mesmo tendo sido dolorido em situações especificas, mas sou reconhecida pelos profissionais que contribui. Na vida pessoal isso é diferente, pois sentimentos distorcem ações ou intenções. Mas novamente o tempo fala a verdade.
Raquel Kussama é estrategista de pessoas & negócios, 30 anos atuando em gestão de pessoas, empresarial e de negócios. Idealizadora do Grupo RK, com as marcas: LEXDUS Projetos em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, AGROMAIS – Gestão Empresarial para Agronegócio e CALE - Intermediação de Negócios. Graduada em Serviço Social, com especialização em Recursos Humanos e cursos em Antropologia e Desenvolvimento Organizacional. Premiada pela Certificação em Gestão de Pessoas, pela FIESP em 2004. Participou em associações como: FIESP, CIESP, NJE / GENESE, APARH Campinas, ABRH, GASERC e publicações em jornais e revistas.  Foi membro de Comitê Científico de congressos. Autora do LPC®. Coautora dos livros: Novo Manual de Coaching, editora Ser Mais, 2016, Mapa da Vida, Capítulo A arte da superação é um exercício de pensar e sentir e sempre viver!, editora Ser Mais, 2016; Estratégias Empresarias, Capítulo Estratégia do Comportamento Humano, editora Ser Mais, 2015; O Despertar da Consciência Ética, Capítulo Ética no Trabalho, editora Loyola, 2010.
Contatos: redesocial@raquelkussama.com.br


Sheila Blasques Nobile, diretora e fundadora da Rede Life- Liderança Feminina, professora há 25 anos, ministra cursos de capacitação para professores há 20 anos, Consultora em empresas há 12 anos, Coach, Analista Comportamental com certificação internacional, Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia, Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, com cursos de extensão em linguística, produção textual e literatura pela UNESP. Fez também o curso EMPRETEC do SEBRAE. Autora de Técnicas Redação Passo a Passo, ganhou destaque no site, na revista e no jornal do SEBRAE e na TV Cultura em 2004, como empreendedora. Autora também de várias apostilas e materiais na área da Educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal e Vendas. Lecionou em Pós-Graduação de Psicopedagogia. Faz assessorias e treinamentos para empresas de vários. Foi consultora pedagógica de revistas paradidáticas durante 5 anos. Assessorou na elaboração do Plano Municipal de Educação de 16 cidades do Estado de São Paulo.

"Lifes são as gestoras da sua própria vida, senhoras do próprio destino, que compartilham energia positiva e alavancam pessoas."

Convite

Participe do Grande encontro Life- Liderança Feminina em Santa Cruz do Rio Pardo, dia 19 de Novembro, das 8h 30 min até as 17h, com Coaching de Liderança feminina e muitas atividades de relacionamento interpessoal para que as líderes possam interagir e fazer networking.

Contatos 
e-mail: liderancafeminina@hotmail.com
Cellular/ WhatsApp: 14- 99716 1356 (Sheila Blasques Nobile)

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