quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cuidado com os falsos consultores, porque em vez de ajudar, promovem o desequilíbrio e o caos para poder reinar.


Quando uma empresa contrata um consultor de gestão de pessoas e vendas é com a intenção de alavancar as vendas, melhorar a equipe, promover o aprendizado e desenvolver novas estratégias.  Certo?

Nisso pode aparecer o falso consultor, ele pode“cair de paraquedas”. Alguém que aproveita a oportunidade e se intitula consultor, porque foi um ótimo vendedor, gerente em alguma empresa, ou acredita que é fácil o trabalho e que também pode ser, fazer e acontecer.

A metodologia do falso consultor é promover o caos, desequilibrar a equipe e gerar conflitos. Porque quem não tem conhecimento não consegue controlar, por isso trabalha com a coação e o medo.

É muito fácil identificar um consultor “verdadeiro”, ele fala de metodologia, faz um diagnóstico, apresenta estratégias, estatísticas, ensina e motiva. Trabalha com projetos e objetivos, o que torna o entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso. É centrado, tranquilo, ético e sabe somar conhecimento com a prática.  Estuda muito, sempre está fazendo cursos, atualiza e lê sobre vários assuntos para ter uma visão holística, procura adquirir um mix de conhecimentos, constantemente, dotado de uma visão sistêmica e que possui a finalidade de facilitar a identificação dos problemas e dos caminhos necessários para superá-los. Além disso, apresenta as empresas que fez consultoria, geralmente é indicado por outro empresário, pois  o boca a boca nesse tipo de trabalho é muito válido.

A consultoria realmente faz diferença numa empresa, porque temos muitas inteligências para desenvolver, mas às vezes devido ao nosso perfil e campo de interesse não desenvolvemos todas as habilidades.  Por isso contratar um profissional especializado para imprimir agilidade aos negócios e promover mudanças que, muitas vezes, são difíceis de serem executadas internamente é muito válido.

Ter uma pessoa especializada significa dispor um know-how que a empresa normalmente não tem. Porém, o consultor não é a solução para tudo, pois se o empresário não estiver disposto a colocar em prática o que foi solicitado, ficará difícil chegar a um resultado positivo. Vale também ressaltar, que a consultoria empresarial é um processo interativo, que assume a responsabilidade de auxiliar uma organização nas suas tomadas de decisão, não possuindo, no entanto, o controle da situação.

 
Referências Bibliográficas:
BLOCK, Peter. Consultoria Empresarial: O desafio da liberdade. Makron, 2001;
GUTMANN, Erik e CROCCO, Luciano. Consultoria Empresarial. São Paulo. Saraiva, 2005.
OLIVEIRA, Djalma. Manual de Consultoria Empresarial. São Paulo. Atlas, 2009.
Sheila Blasques Nobile
Consultora de Gestão de pessoas e vendas em empresas há 12 anos. Diretora e fundadora da Life- Liderança Feminina, professora há 25 anos, ministra cursos de capacitação para professores há 20 anos, , Coach, Analista Comportamental com certificação internacional, Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia, Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, com cursos de extensão em linguística, produção textual e literatura pela UNESP. Fez também o curso EMPRETEC do SEBRAE. Autora de Técnicas Redação Passo a Passo, ganhou destaque no site, na revista e no jornal do SEBRAE e na TV Cultura em 2004, como empreendedora. Autora também de várias apostilas e materiais na área da Educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal e Vendas. Lecionou em Pós-Graduação de Psicopedagogia. Faz assessorias e treinamentos para empresas de vários. Foi consultora pedagógica de revistas paradidáticas durante 5 anos. Assessorou na elaboração do Plano Municipal de Educação de 16 cidades do Estado de São Paulo.
"Lifes são as gestoras da sua própria vida, senhoras do próprio destino, que compartilham energia positiva e alavancam pessoas."


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Santa Cruz e Ourinhos


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