Quando uma empresa contrata um consultor de gestão
de pessoas e vendas é com a intenção de alavancar as vendas, melhorar a equipe,
promover o aprendizado e desenvolver novas estratégias. Certo?
Nisso pode aparecer o falso consultor, ele pode“cair de paraquedas”. Alguém que
aproveita a oportunidade e se intitula consultor, porque foi um ótimo vendedor, gerente em alguma empresa, ou acredita que é fácil o trabalho e que também pode
ser, fazer e acontecer.
A metodologia do falso consultor é promover o caos, desequilibrar
a equipe e gerar conflitos. Porque quem não tem conhecimento não consegue
controlar, por isso trabalha com a coação e o medo.
É muito fácil identificar um consultor “verdadeiro”,
ele fala de metodologia, faz um diagnóstico, apresenta estratégias, estatísticas,
ensina e motiva. Trabalha com projetos e objetivos, o que torna o
entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso. É centrado, tranquilo, ético e sabe somar conhecimento com a
prática. Estuda muito, sempre está
fazendo cursos, atualiza e lê sobre vários assuntos para ter uma visão holística, procura adquirir um mix de conhecimentos, constantemente, dotado de uma visão
sistêmica e que possui a finalidade de facilitar a identificação dos
problemas e dos caminhos necessários para superá-los. Além disso, apresenta as empresas que fez consultoria, geralmente é indicado por outro empresário, pois o boca a boca nesse tipo de trabalho é muito
válido.
A consultoria realmente faz diferença numa empresa,
porque temos muitas inteligências para desenvolver, mas às vezes devido ao
nosso perfil e campo de interesse não desenvolvemos todas as habilidades. Por isso contratar um profissional especializado para imprimir agilidade aos negócios e promover mudanças que, muitas vezes, são difíceis de serem executadas internamente é muito válido.
Ter uma pessoa especializada significa dispor um know-how que a empresa
normalmente não tem. Porém, o consultor não é a solução para tudo, pois se o empresário não estiver disposto a colocar em prática o que foi solicitado, ficará
difícil chegar a um resultado positivo. Vale também ressaltar, que a consultoria empresarial é um processo interativo,
que assume a responsabilidade de auxiliar uma organização nas suas
tomadas de decisão, não possuindo, no entanto, o controle da situação.
Referências Bibliográficas:
BLOCK, Peter. Consultoria Empresarial: O desafio da liberdade. Makron, 2001;
GUTMANN, Erik e CROCCO, Luciano. Consultoria Empresarial. São Paulo. Saraiva, 2005.
OLIVEIRA, Djalma. Manual de Consultoria Empresarial. São Paulo. Atlas, 2009.
Consultora de Gestão de pessoas e vendas em empresas há 12 anos. Diretora e
fundadora da Life- Liderança Feminina, professora há 25 anos, ministra cursos
de capacitação para professores há 20 anos, ,
Coach, Analista Comportamental com certificação internacional, Especialista
pela USP pelo Laboratório de Psicologia, Especialista em Gestão Escolar e
Práticas Pedagógicas, com cursos de extensão em linguística, produção textual e
literatura pela UNESP. Fez também o curso EMPRETEC do SEBRAE. Autora de
Técnicas Redação Passo a Passo, ganhou destaque no site, na revista e no jornal
do SEBRAE e na TV Cultura em 2004, como empreendedora. Autora também de várias
apostilas e materiais na área da Educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal
e Vendas. Lecionou em Pós-Graduação de Psicopedagogia. Faz assessorias e
treinamentos para empresas de vários. Foi consultora pedagógica de revistas
paradidáticas durante 5 anos. Assessorou na elaboração do Plano Municipal de
Educação de 16 cidades do Estado de São Paulo.
"Lifes
são as gestoras da sua própria vida, senhoras do próprio destino, que
compartilham energia positiva e alavancam pessoas."
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Santa Cruz do Rio Pardo- 19/11, Sábado das 8h 30min até as 17h
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