segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O trabalho de vendas externas exige também uma administração da rotina




O trabalho de vendas externas também exige foco, disciplina, rotina, relacionamento interpessoal e conhecimento o mercado que atua. E por ser um trabalho externo, que o vendedor visita os clientes, deve ter também um perfil de controle e administração da rotina. Veja como o vendedor externo pode administrar o próprio trabalho: 

Foco: É importante trabalhar com metas, fazer uma análise do histórico de vendas do cliente, ficar atento às mudanças de comportamento dos clientes e também ao estoque deles. Deve também estar centrado no que a empresa espera do seu trabalho.
Dica: Faça uma agenda com anotações sobre o perfil dos clientes, estoque e metas e analise diariamente. Crie as suas próprias metas!

Disciplina: O tempo tem que ser um aliado nas vendas externas, isto é, a flexibilidade na rotina pode favorecer se souber administrar o tempo. Isso funciona bem quando o vendedor conhece a rotina dos clientes, as horas que aceitam visitas dos vendedores e a partir disso organiza uma agenda produtiva. 
Dica: É importante saber o número de visitas que são necessárias em cada cidade, ou setor, com esses dados pode desenvolver um projeto com a empresa para aumentar a carteira de clientes gradualmente, desde que isso seja um dos objetivos da empresa que você representa, mas sem perder a qualidade do atendimento.

Rotina: Cuidar da agenda, caderno de orientações, pedidos, recebimentos, documentos são atividades que fazem parte da rotina das vendas externas.
Dica: Faça um cronograma de visitas de como será a semana, num quadro pequeno e se possível na folha da agenda. Isso é importante, porque a visualização ajuda a entender melhor o desenvolvimento das vendas. Também é bom criar formas de lembrete de como agir com os clientes, o que falaram na última visita, como está o estoque e o que pode ser abordado.

Relacionamento interpessoal: O vendedor externo também precisa ter um ótimo relacionamento com os clientes, afinal quem recebe o vendedor é o cliente e se não houver empatia poderá dificultar o trabalho, podendo ter até rejeitar os produtos.
Dica: Treine a comunicação, aprenda técnicas de abordagem, oratória e linguística. Ser carismático ajuda e muito, mas não basta, porque é preciso saber se comunicar e conhecer estratégias de vendas.

Conhecer o mercado que trabalha e principalmente os produtos: É preciso saber sobre os produtos e também como funciona o mercado que atua.  Acompanhe as novidades do setor e o interesse dos seus clientes. Nas vendas externas é importante assumir também o papel de consultor, isto é, o profissional que sabe o que está vendendo, não é preciso ser um especialista. Você pode e deve ajudar o cliente a vender mais e melhor os produtos que comprou de você. 
Dica: Leia revistas e livros sobre o setor; assista reportagens e documentários; participe dos treinamentos da empresa que você representa; conheça sites; visite feiras e exposições.
As informações estão cada vez mais acessíveis e aprender a conhecer é importante em todas as profissões!

 Imagem reprodução do Google. 


Sheila Blasques Nobile
Consultora  de Gestão de pessoas e vendas em empresas há 12 anos. Diretora e fundadora da Life- Liderança Feminina,  ministra cursos de capacitação em empresas e também para professores há 20 anos, (atendeu mais de 60 cidades),  Coach, Analista Comportamental com certificação internacional, Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia, Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, com cursos de extensão em linguística, produção textual e literatura pela UNESP.  professora há 25 anos de Língua Portuguesa, Redação, Psicologia do desenvolvimento humano (curso de pós-graduação). ,Fez também o curso EMPRETEC do SEBRAE. Autora de Técnicas Redação Passo a Passo, ganhou destaque no site, na revista e no jornal do SEBRAE e na TV Cultura em 2004, como empreendedora. Autora também de várias apostilas e materiais na área de Vendas, liderança, comunicação, motivação, relacionamento, perfil profissional e de vários assuntos da área da Educação. Foi consultora pedagógica de revistas paradidáticas durante 5 anos. Assessorou na elaboração do Plano Municipal de Educação de 16 cidades do Estado de São Paulo.

"Lifes são as gestoras da sua própria vida, senhoras do próprio destino, que compartilham energia positiva e alavancam pessoas."

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