sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Na crise fale sobre projetos

 Quando perguntam como está a sua empresa, o que você responde? Alguns empresários preferem dizer que está difícil, com medo da concorrência, ou da inveja.  Será que vale a pena falar mal do próprio negócio?
Basta analisar os seus próprios conceitos como cliente:
·         Você prefere ir a um restaurante que está bem, tem clientes e que as pessoas elogiam ou num que você sabe que está mal e que o proprietário está sempre reclamando da situação financeira?
·         Você gostaria de ser atendido por um médico que está sendo elogiado, que as pessoas indicam porque é um ótimo profissional ou prefere ir naquele que as pessoas criticam o atendimento?
·         Você indicaria um salão de beleza que não está indo bem, com muitos problemas na equipe e nos serviços ou aquele que sempre tem a agenda cheia?
Quais foram as suas respostas? Você prefere as empresas que estão bem ou aquelas que estão mal e com problemas?
Assim são as analises dos clientes, dos amigos e até mesmo dos familiares. As pessoas preferem sempre quem está bem, porque compartilham energia positiva, porque é a certeza de ótimos serviços e produtos. 
Depois dessa analise, você, vai querer dizer aos clientes, amigos ou familiares que a sua empresa está mal, que as coisas estão difíceis e que nem sabe como irá pagar as contas do mês?
Se a sua empresa está passando por um momento difícil, compartilhe os seus projetos de forma geral, as qualidades dos seus produtos ou serviços, não precisa reclamar e fazer um marketing negativo. Quem precisa saber de como está a sua empresa são as pessoas que podem te ajudar, não as pessoas  que podem comprar ou contratar os seus serviços.  
Você já reparou que os empresários bem sucedidos são destaques na mídia, como exemplos,  quando informam que faturam muito por ano e quanto maior o maior o número têm mais  destaque. Certamente o objetivo desses empresários é fazer o marketing positivo.
Falar bem não significa explicar detalhadamente o que você faz para estar bem, isto é, passar receita detalhada de como fazer.  Apenas diga que está fazendo um bom trabalho para garantir a qualidade, que está analisando novos projetos, ou novas possibilidades.  Isso não significa mentir!

  Imagem reprodução do Google. 

Sheila Blasques Nobile
Consultora  de Gestão de pessoas e vendas em empresas há 12 anos. Diretora e fundadora da Life- Liderança Feminina,  ministra cursos de capacitação em empresas e também para professores há 20 anos, (atendeu mais de 60 cidades),  Coach, Analista Comportamental com certificação internacional, Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia, Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, com cursos de extensão em linguística, produção textual e literatura pela UNESP.  professora há 25 anos de Língua Portuguesa, Redação, Psicologia do desenvolvimento humano (curso de pós-graduação). ,Fez também o curso EMPRETEC do SEBRAE. Autora de Técnicas Redação Passo a Passo, ganhou destaque no site, na revista e no jornal do SEBRAE e na TV Cultura em 2004, como empreendedora. Autora também de várias apostilas e materiais na área de Vendas, liderança, comunicação, motivação, relacionamento, perfil profissional e de vários assuntos da área da Educação. Foi consultora pedagógica de revistas paradidáticas durante 5 anos. Assessorou na elaboração do Plano Municipal de Educação de 16 cidades do Estado de São Paulo.

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